Este blog tem como objetivo divulgar textos, poemas, poesias, dinâmicas de grupo, peças de teatro, músicas, videos, entre outros.
Navegue por este blog, é um convite do coração
e se você gostar seja um seguidor. Grata pela sua visita






segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As Coisas tem Muitos jeitos de ser...Depende do jeito da gente ver... ( Continue lendo...)

O texto do livro “O frio pode ser quente”, de Jandira Masur, é um convite a nos debruçarmos sobre as diversas óticas das situações vivenciadas no cotidiano a fim de que não venhamos cair em erros e em enganos os quais nos conduzem ao pessimismo.
Deus, na sua imensa bondade, concedeu ao homem o poder de raciocinar, e de, conseqüentemente, levantar hipóteses se dirigindo por aquelas que se aproximam da verdade, pois a verdade absoluta só a ELE pertence.
Vivemos num mundo permeado de energia, no qual o que é real é invisível aos olhos humanos. Isto implica que analisamos e interpretamos as situações vivenciadas no cotidiano, a partir da nossa ótica e da nossa percepção, as quais não são, necessariamente, o reflexo da realidade.
As nossas percepções e as nossas interpretações estão, portanto, condicionadas a diversos fatores. Entre eles o modo como nos relacionamos com a vida, as nossas crenças, os conhecimentos acumulados ao longo das vidas sucessivas e da vida atual e os conteúdos psicológicos que definem o nosso eu. Desse modo, é temeroso julgarmos pessoas, coisas ou circunstancias pelas aparências, já que, com semelhante atitude, poderemos despencar em equívocos atormentadores, empecilhos ao nosso processo evolutivo.
Dentro desta perspectiva, “ as coisas têm muitos jeitos de ser. Depende do jeito da gente ver...”
Nesta experiência vivenciada, através da dinâmica hora apresentada,(refere-se a uma dinâmica de grupo aplicada ) perceba que cada pessoa teve a sua forma específica de realizar o que foi solicitado, revelando as condições íntimas de cada um, permeada pelas diferenças individuais
Portanto, qualquer julgamento precipitado acerca de qualquer situação que nos apresenta é temerário quando ele não é envolvido da prudência e nos conduz a equívocos desastrosos, comprometendo-nos com as leis de Deus que estão grafadas na nossa consciência como nos afirma a pergunta 621 de “O Livro dos Espíritos”.
Pense que, às vezes, um problema ou uma dificuldade que você está vivenciando pode parecer não ter solução, entretanto um pouco mais de investimento seu pode mudar a sua visão, pois que “O doce pode ser amargo, o quente pode ser frio”
Às vezes, quando assumimos um trabalho podemos ter a sensação que ele é gigantesco e que está acima das nossas capacidades, todavia, lembremos: “Uma árvore é tão grande se a gente olha lá de cima, mas do alto de uma montanha ela parece tão pequenina. Grande ou pequena depende do quê? Depende de onde a gente vê”.
Tenhamos, dessa maneira, confiança de que em qualquer situação que estejamos vivenciando temos condições de passá-la de forma altiva e confiante, enfrentando, com determinação, os desafios que ela impõe, saindo, pois, vitoriosos .
Lembremos da lei de amor nos ensinada por Jesus. Ela é um convite ao despojamento de idéias preconcebidas que nos deixam engessados e acorrentados ao egoísmo.
Façamos um pacto com a nossa consciência, lembrando desta afirmativa do livro “Entre os dois Mundos” de Manoel Philomeno de Miranda, pelas mãos de Divaldo Franco, “Quem ama Jesus não conhece barreiras impeditivas, ignora desafios perturbadores e está a posto para servi-Lo.”
Tenhamos, pois, “olhos de ver e ouvidos de ouvir”, já que “as coisas têm muitos jeitos de ser. Depende do jeito da gente ver...”

                                                   Maria Inês  Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário