Este blog tem como objetivo divulgar textos, poemas, poesias, dinâmicas de grupo, peças de teatro, músicas, videos, entre outros.
Navegue por este blog, é um convite do coração
e se você gostar seja um seguidor. Grata pela sua visita






sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sofrimento/Alívio (Continue lendo...)

             Maria Inês Machado
As dores que julgamos insuportáveis são aquelas que machucam o coração. Elas surgem muitas vezes de forma inesperada e nos surpreendem.

Nesses momentos, nos sentimos sozinhos e, muitas vezes, tendemos a não acreditar nas possibilidades de encontrar uma saída.

É bem verdade que tristezas, decepções e aflições fazem parte do repertório do ser humano. Mas, nesses momentos, onde tudo parece escuro, nos quais pensamos não vislumbrar uma luz no Túnel, surge a esperança materializada na figura excelsa de Jesus e nos faz o convite: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados que eu vos aliviarei, tomai de mim o meu jugo que é suave e o meu fardo que é leve e encontrareis repouso para as vossas almas”. Com essa certeza, sentimo-nos reanimados, com força para lutar e continuar acreditando na VIDA.

Todo mal é momentâneo. Existem remédios para todos os males. E os remédios para o corpo físico parecem agir com mais rapidez. Os analgésicos para a dor física fazem efeito em horas, e, às vezes, em minutos. Entretanto, quando não curamos a causa da dor orgânica, elas surgem após passar o efeito do sedativo.

A dor moral parece ser mais difícil de curar, todavia, quando descobrimos a causa, e tomamos o remédio certo, o alívio não é momentâneo e nos fortalecemos. E. quando ela surge novamente, sabemos como combatê-la.

Para todas as dores orgânicas, existe um remédio especifico, mas, para as dores da alma, existe um infalível. Ele materializa-se nos ensinamentos de Jesus, que veio há mais de dois mil anos, e nos ensinou a lei do amor.

Para sermos felizes, torna-se necessário o autodescobrimento. Isto implica a consciência de si mesmo, na percepção dos próprios sentimentos, conhecer o sentido da própria vida. Realizar uma avaliação realista e otimista das próprias capacidades e limitações de modo a desenvolver o auto-encontro gerador da auto-estima e da autoconfiança. Quando nos conhecemos, fica mais fácil agirmos com segurança neste emaranhado de situações que parecem ser destruidoras.

O Evangelho de Jesus nos sugere indicações práticas para buscar o autoconhecimento. Vejamos: “(...) O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros tudo aquilo que queria que os outros fizessem por ele.”

(...)”felicitemo-nos pelo fato de já conhecer as nossas fraquezas e defini-las.(...) Com isso, já não mais ignoramos onde e como atuar em auxílio da própria cura e burilamento”.
Acreditando na força da vida, no poder que temos dentro de nós, de mudarmos situações aflitivas, vamos dizer assim:

“Senhor Deus, eu creio em Ti
Não posso te ver de perto
Meus olhos não têm tanta pureza assim
E se te amo com uma espécie de temor
Não é porque te temo é porque te respeito”(Niná)

Com a certeza da tua presença na minha vida
Entrego-me a Ti
Alivia as minhas dores
Morais e espirituais
Deixa-me beber, na bondade fecunda do teu coração,
A linfa bendita que sacia a fome e a sede de esperança, de confiança e de fé.
Permita, oh! Pai de infinita bondade,Que eu encontre em ti
O refrigério para a minha cabeça cansada e oprimida
Deitando-a nos teus ombros
Que, afagada pelas tuas mãos benditas,
Receberá Paz e conforto inauditos.
Pois elas terão o poder de soerguer-me
Deste emaranhado de dúvidas, incertezas e angústias.
Alivia, Meu Deus, o meu coração que sangra
Refrigera-o com a água bendita das tuas palavras amenas.
Nasci para ser feliz
E tenho a certeza que encontrarei em ti
O bálsamo suavizador que fará me libertar e renascer
Como a Fênix que renasce das cinzas para um vôo mais alto.
Não desejo, Senhor, a inércia, a ociosidade, a paz de paraísos utópicos.
Desejo sim, ó Pai, encontrar o teu amor, a minha renovação para Ti e por ti
Acreditando na vida, na felicidade contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário